127Visualizações |  Like

CAFÉ CAJUBÁ INFORMA – Benefícios do café na prática de esportes

Inúmeras pesquisas já comprovaram que o café proporciona diversos benefícios à saúde. Mas um estudo realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Café) em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) comprovou também que a bebida é uma importante aliada aos praticantes de exercícios físicos.

Tanto atletas profissionais quanto os que praticam esportes por hobby podem se beneficiar do café, que ajuda a ter mais pique e disposição para correr, pular, saltar e nadar.

A pesquisa aponta que a cafeína, composto encontrado na bebida, age como um importante modulador do desempenho em vários tipos de atividades físicas: ela é responsável por potencializar a performance durante a prática de esportes, visto que retarda a fadiga muscular e possibilita um maior grau de carga e repetições após sua ingestão.

Apesar de todos os benefícios, o café deve ser consumido com moderação, levando em conta a recomendação de cerca de quatro xícaras ao dia. Os efeitos da cafeína variam de pessoa para pessoa e oscilam de acordo com o peso e frequência que é consumida e sua ação no organismo atinge o pico cerca de 15 a 120 minutos após a sua ingestão.

Female swimmer at the swimming pool.Underwater photo.

Female swimmer at the swimming pool.Underwater photo.

Fonte: ABIC (http://abic.com.br/o-cafe/cafe-e-saude/cafe-e-sistema-musculo-esqueletico/