277Visualizações |  Like

CAFÉ CAJUBÁ TE CONTA – como preparar um café especial em casa – (aqui no HBLOG)

O brasileiro está cada vez mais exigente em relação ao café, sendo que hoje em dia, muitos sabem a diferença entre o café especial e o café tradicional. Por isso, o consumo de cafés especiais no Brasil cresce em média 25% ao ano. Inclusive, o consumo desse tipo de bebida já está substituindo o café tradicional em muitos domicílios brasileiros.

Para preparar um café especial em casa, são necessários alguns cuidados para obter o melhor sabor do produto. As dicas a seguir são para o café especial coado. Por isso, ao pedir para moer o grão explique que deseja a moagem para esta finalidade. Isto é importante, visto que existem outras formas de preparo que demandam moagens específicas.

– Ponto da Água: a água não pode ferver. O ponto correto é quando a água começa a liberar algumas bolhas no fundo. Caso comece a fervura, retire do fogo e aguarde três minutos para baixar a temperatura.

– Coador de papel: existem diversos coadores específicos para o preparo do café especial. Caso você não encontre, utilize o comum, de papel. A dica é despejar um pouco de água quente antes de colocar o pó. Dessa forma, você conseguirá uma bebida com o sabor e aroma mais puro possível.

– Conserve o café em sua embalagem: cafés especiais são vendidos em embalagens que possuem uma válvula que retira o oxigênio, evitando a oxidação do pó. Por isso, mantenha o produto na embalagem de origem.

– Moído na hora: procure comprar cafés especiais em grãos, mas caso você não tenha moedor em casa, dê preferência para cafeterias que façam a moagem no momento da compra.

Ground coffee and beans on wooden background

Ground coffee and beans on wooden background

– Quantidade: para a bebida ficar saborosa, a proporção deve ser de 10% de pó, ou seja, para 100ml de água, utilize 10 gramas de pó.

Fonte: ABIC (http://www.abic.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=59&infoid=6375)