94Visualizações |  Like

Evento discute espaço e cultura no cenário contemporâneo – veja aqui no HBLOG

Serão cinco conferências especiais que relacionam os conceitos espaço e cultura com história, música, literatura, memória, cidade e religiosidade O I DIÁLOGOS SOBRE ESPAÇO E CULTURA é um evento compreensivo e multidisciplinar desenvolvido no âmbito de edital da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) e Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

São parceiros do evento o Centro Cultural Orè – Egbé Ilè Ifá (CECORÈ) e o Museu Universitário de Arte da UFU (MUnA). São cinco conferências especiais, que ocorrerão entre os meses de outubro e dezembro de 2017, no auditório do MUnA, ministradas por professores e pesquisadores de renome nacional 04 de outubro, às 19h Dr. Roberto Camargos (UFU) Historiador e filmmaker. Tem interesse por questões relacionadas à cultura popular e pelo que acontece nas bordas das cidades. Escreveu Rap e política (Boitempo, 2015) e dirigiu os documentários É o fluxo (CentelhaFilmes/Nóis, 2014) e Vidas Cruzadas (Nóis, 2017).

Antigamente quilombo, hoje periferia: identidade e território 18 de outubro, às 19h Prof. Dr. Adalberto Paranhos (UFU) Mestre em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 1997.

Doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 2005. Realizou estágio pós-doutoral em Música da Unicamp, entre 2014 e 2015, sob a supervisão de José Roberto Zan. Professor associado da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na qual atua nos cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Sociais, no Programa de Pós-graduação em História e na graduação em Música.flyerdialogos

Bolsista produtividade em pesquisa do CNPq. O samba carioca e a malandragem: desafinando o coro dos contentes 08 de novembro, às 19h Profª. Drª. Zeny Rosendahl (Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) Professor Pesquisador Visitante do Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGEO/UERJ; Possui graduação em geografia (UERJ), tem os graus de Mestre (UERJ) e Doutor em geografia pela Universidade de São Paulo – USP (1994), Pós-doutorado na França – Universidade Sorbonne – París IV (1997). Tem atuação de pesquisa contínua, desde 1994, na área de Geografia, com ênfase em Geografia Cultural, atuando principalmente na temática da religião.

O sagrado e o urbano: reflexões sobre cidade e religiosidade 22 de novembro, às 14h Profª. Drª. Lilian Reichert (Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB)