174Visualizações |  Like

Minas Trend Preview por HB – Oficial para o Triângulo Mineiro por HB – confira

ORGANIC: YARA

De uma maneira inusitada e artesanal Ronaldo Silvestre passeia pelo quintal poético de Clarice Lispector, as linhas orgânicas estruturais da Vitória Régia e as pinturas corporais indígenas que levam a caminhos inusitados e autênticos.

Sob uma óptica do design, estudando as estruturas da vitória régia o estilista traçou uma coleção atemporal seguindo o movimento slow fashion aliando sustentabilidade ao feito à mão do artesanal mineiro.

Os jeans da Capricórnio Têxtil fundem-se com as sedas artesanais, produzidos no tear mineiro, do O Casulo Feliz, através de recortes, contornos e aplicações em viés formando texturas, re-tecendo no corpo novas formas e silhuetas, criando uma identidade única e exclusiva para cada look. Na cartela de cores, o preto, passando pelo azul intenso, laranja, vermelho, verde, amarelo até as nuances dos crus.

Os bordados são do Instituto Tecendo Itabira, projeto do próprio estilista.

A perigosa Yara

Ao cair de todas as tardes, a Yara, que mora no fundo das águas, surge de dentro delas, magnífica. Com flores aquáticas enfeita então os cabelos negros e brinca com os peixinhos de escapole-escapole. Mas no mês de maio ela aparece ao pôr-do-sol para arranjar noivo.
As mães se preocupam com seus filhos varões, sabedoras de que a Yara quer noivos. Mas para os filhos, Yara é a tentação da aventura, pois há rapazes que gostam de perigo.
À medida que a Yara canta, mais inquietos e atraídos ficam os moços, que, no entanto, não ousam se arriscar.
Sim, mas houve um dia um Tapuia sonhador e arrojado. Pensativamente estava pescando e esqueceu-se de que o dia estava acabando e que as águas já se amansavam. Foi quando pensou: acho que estou tendo uma ilusão. Porque a Morena Yara, de olhos pretos e faiscantes, erguera-se das águas. O Tapuia teve o medo que todo o mundo tem das sereias arriscadas — largou a canoa e correu a abrigar-se na taba. Mas de que adiantava fugir, se o feitiço da Flor das Águas já o enovelara todo? Lembrava-se do fascínio de seu cantarolar e sofria de saudade. A mãe do Tapuia adivinhara o que acontecia com o filho: examinava-o e via nos seus olhos a marca da fingida sereia.
Enquanto isso, Yara, confiante no seu encanto, esperava que o índio tivesse coragem de casar-se com ela. Pois — ainda nesse mês de florido e perfumado maio — o índio fugiu da taba e de seu povo, entrou de canoa no rio. E ficou esperando de coração trêmulo.
Então — então a Yara veio vindo devagar, devagar, abriu os lábios úmidos e cantou suave a sua vitória, pois já sabia que arrastaria o Tapuia para o fundo do rio.
Os dois mergulharam e advinha-se que houve festa no profundo das águas.
As águas estavam de superfície tranquila como se nada tivesse acontecido. De tardinha, aparecia a morena das águas a se enfeitar com rosas e jasmins.
Porque um só noivo, ao que parece, não lhe bastava. ”

Clarice Lispector

Sobre Ronaldo

Designer, formado pela Universidade Estadual de Londrina e especialista em Artes Visuais pelo SENAC. Natural de ITABIRA (MG), seu envolvimento com a moda começou na infância. Sua mãe ajudava no orçamento da família costurando e desde pequeno costumava reaproveitar retalhos de tecidos para fazer brinquedos. Através do design aprendeu a olhar tudo como um projeto e não somente como uma peça de roupa especifica.

Em seu trabalho autoral têm sempre a preocupação de envolver questões atuais vivenciadas pela sociedade como: o eco design, a economia criativa e a preocupação sócio-econômico- ambiental. No seu processo de criação busca aprimorar os estudos e padrões de modelagem e alfaiataria, trabalhando o redesign na desconstrução de tecidos e formas.aba2

Presta consultoria em desenvolvimento de coleção, tendências de mercado, tendências de materiais e aviamentos, planejamento e gestão de produção. É presidente do Instituto Tecendo Itabira, projeto social que visa à melhoria da qualidade de vida de mulheres carentes e a qualificação de mão de obra local, com o objetivo de criar e desenvolver a identidade do artesanato em Itabira.

Foi pioneiro no desenvolvimento e qualificação de projetos sociais em comunidades carentes: elaborando desde a linha de produção, o direcionamento e a viabilidade dos produtos, criando coleções de roupas e acessórios para cooperativas como a Justa Trama, Unisol Brasil, Cooperfashion, Futurarte, A Cara do Sertão, Instituto Tecendo Itabira.

Serviço:
Desfile Ronaldo Silvestre Minas Trend

Dia: 04/10 (quarta-feira) – Hora: 18h – Local: Expominas – Belo Horizonte – MG

https://www.facebook.com/pg/RonaldoSilvestreCouture