88Visualizações |  Like

O GUIA DA ONU PARA ACABAR COM OS ESTIGMAS SOCIAIS E LINGUÍSTICOS RELACIONADOS AO HIV. 

por Redação

…….. a gente mostrou a primeira vez que um governo – no caso, os Estados Unidos – confirmou estudos que garantem que soropositivos com carga indetectável não transmitem HIV. Isso, sendo que diversos laboratórios especializados já haviam cantado essa bola há muito tempo. Esse é apenas um pequeno exemplo de como o HIV ainda não é tratado com naturalidade na sociedade. Sabendo disso, a UNAIDS, Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS, criou um Guia de Terminologia sobre o vírus

“É lamentável que as pessoas vivendo com HIV também sejam muitas vezes sujeitas ao estigma e à violência relacionadas a sua sorologia”, disse Georgiana Braga-Orillard, diretora da UNAIDS no Brasil, durante o lançamento da versão brasileira do guia, na semana passada.

O livreto explica de maneira prática e objetiva a forma adequada de se referir ao vírus, às pessoas soropositivas e outros assuntos relacionados a direitos humanos que podem ser vistos como tabus na sociedade tradicional. Quantas vezes você já não leu por aí alguém se referindo a uma pessoa vivendo com HIV como “Vítima da AIDS”? Segundo o guia, esse denominação está em extinção. “Esse termo implica que o indivíduo é imponente, sem controle sobre sua vida”, garantiu Alistair Craik, coordenador do projeto original, elaborado em inglês. 

abai1

Então já sabe: acesse o guia neste link aquiimprima e distribua por aí. Brincadeirinha! Mas não deixe de ler, o conteúdo dele vai te salvar de várias gafes – daquelas que a gente nem percebe que deu…