104Visualizações |  Like

Outubro Rosa e a campanha “Todos juntos apoiamos essa causa” – no HBLOG

Nesta quinta-feira (5), a praça Tubal Vilela vai ganhar novas cores. Para divulgar a abertura do Outubro Rosa e da campanha ‘Todos juntos apoiamos essa causa’, a Prefeitura de Uberlândia reforçará as ações de prevenção e controle sobre o câncer de mama e colo do útero que já acontecem diariamente na rede pública.

A partir das 15h, os profissionais da Secretaria de Saúde realizarão um grande circuito de atividade física e dança com foco na promoção e conscientização da importância do autocuidado, conforme explica a coordenadora da Atenção Primária, Ana Rita de Faria.

 “Buscamos incentivar a população para fazer os exames preventivos todos os anos, como mamografia e papanicolau no caso das mulheres e o exame de toque para os homens. Se diagnosticados precocemente, as chances de cura do câncer aumentam para até 90%”, explicou a coordenadora. unnamed

Outra novidade é que neste ano as campanhas de prevenção foram unificadas e ao longo dos meses de outubro (ações voltadas ao público feminino) e novembro (ações voltadas ao público masculino) serão reforçadas as orientações e cuidados aos usuários da rede.

Informação, saúde e cultura

No dia do evento serão distribuídos panfletos informativos sobre as doenças, com informações sobre como descobrir precocemente o diagnóstico. Mais de 100 profissionais também orientarão a comunidadesobre hábitos saudáveis, a importância do autoexame e repassarão os telefones fixos e WhatsApp de todas as unidades de saúde, para facilitar o acesso dos usuários aos serviços que são ofertados pelo Município no setor saúde.  Haverá ainda aula de zumba com os educadores físicos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e apresentação da banda do 36º Batalhão de Infantaria Motorizado.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação também estará presente no evento. As equipes do Centro Integrado da Mulher darão orientações sobre os atendimentos socioassistenciaisoferecidos às mulheres e haverá apresentação de dança dos grupos de idosos dos Centros Educacionais de Assistência Integrada ao Idoso (Ceais).

Ações nos meses de outubro e novembro

Ainda segundo a coordenadora da Atenção Primária, as ações de reforço da prevenção e conscientização acontecerão durante os meses da campanha em todas as unidades de saúde do município.“As orientações são feitas o ano todo, mas nestes dois meses aderimos à causa e fazemos este reforço. As equipes abraçam o evento e desenvolvem várias ações sobre o tema com os usuários”, finalizou. A programação será divulgada posteriormente e contemplará as unidades de saúde de Uberlândia.

Ainda para simbolizar a adesão do Município ao Outubro Rosa e o Novembro Azul, os prédios da Casa da Cultura, Oficina Cultural, do Museu Municipal, Coreto Municipal, Centro Administrativo, Hospital Municipal, Mercado Municipal, Teatro Municipal e a Praça Tubal Vilela ficarão iluminados durante a noite em tons de cor de rosa, neste mês, e azul, em novembro.

Outubro Rosa

O movimento Outubro Rosa começou nos Estados Unidos com a aprovação, pelo Congresso Americano, do mês de outubro como mês de prevenção ao câncer de mama. O nome do movimento remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. tumblr_static_pink_solid_color_light_bright_65838_2560x1600

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Por isso, o autoexame das mamas e a mamografia são essenciais para a descoberta e tratamento precoce da enfermidade.

Novembro Azul

O azul é a cor do círculo que representa o câncer de próstata. O movimento, que também carrega esta cor, é realizado em todo o mundo e é dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. Novembro foi o mês escolhido, pois é quando comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais frequente em homens no Brasil, depois do de pele (não-melanoma). Somente este ano, são esperados 61.200 casos novos da doença.

Participe!bckfundo