255Visualizações |  Like

PROCURA-SE PESSOAS BOAS – no HBLOG – na vida, no mundo….

ATRÁS DE GENTE QUE TE FAÇA BEM ? VOCÊ SÓ VAI ENCONTRÁ-LAS DEPOIS DE AGRADECER TER CONHECIDO AS MÁS

por Antonio Trigo 

Quantas vezes você deixou entrar na sua vida pessoas que te fizeram algo ruim ? Gente que parecia uma coisa à primeira vista, mas era sem caráter, sem compaixão, sem valores – ou simplesmente interesseira. Afinal, vampiros prontos para sugar o sangue alheio estão em toda a parte. Nas relações de amizade, nos namoros e nos casamentos – e até em família.

Diz-se há muito tempo que a gente não conhece uma pessoa até brigar com ela. E quem nunca briga ? Mas as pessoas boas costumam evitar o entrave. Já as más se lançam e não sabem pedir desculpas – ou pedem da boca para fora. Ou pior, fogem. Covardes. É tipo quando vemos o bonzinho se humilhando para a danadinha e a mocinha fazendo de bobo o menino bobo.

As pessoas más estão até no trabalho. São conhecidas como aquelas prontas para puxar seu tapete. Já topou uma ? Quem passou por elas costuma dizer que sem aquele chefe ou colega cruel não seriam tão espertos como são hoje. A diferença é que as relações no trabalho podem vir sem afeto. E nelas desabamos fora do escritório – alguns se trancam no banheiro durante o expediente.

Agora, e quando é um amigo que te dá um chute? Quando um namorado se mostra insensível? Quando um irmão se prova sem ética?alo11

Bem, e o que é prova de amor ? Eu diria que é poder ter perspectivas sem ter medo de sofrer; poder querer se doar pelo amigo até o envelhecer; sonhar em ver as rugas ao lado do namorado. A gente sente o amor apenas pensando nele, sem nada concreto.

Pois então: pessoas boas têm ex-amigos e ex-namorados que não deixam de amar. Porque elas dividiram tanto que evitam magoar o outro mesmo depois de fim. Pessoas ruins não cultivam relações – mas podem ser felizes procurando seguidores em redes sociais.

Daí, a gente pensa, como evitar as pessoas más ? Bem, não as evite. E jamais, em hipótese alguma, espere que elas se transformem e voltem – se não mudaram ao seu lado, porque se transformariam sem você ? Entretanto, caso elas reapareçam, não se vingue e mantenha sua essência.

Lá em seu íntimo se recorde de cada lágrima, de cada traição, de cada nervoso, de cada mentira, de cada sorriso falso. De tudo que qualquer pessoa que você julgue ter amado algum dia tenha lhe feito de ruim – seja ela amigo, namorado, marido, colega de trabalho. E agradeça. Agradeça por toda a dor que elas te causaram.

O teu ex-amigo pode te ensinar a cuidar melhor dos outros amigos, o teu ex-namorado pode te fazer acreditar em si depois de tanto tempo se sentindo pequeno. E o parente vai fazer você perceber que nem laços de sangue são garantia de eternidade. Gente ruim nos ensina a ser forte – e até mais amoroso.

O que a gente não pode fazer – e às vezes faz – é se fechar num casulo de lamentações ou sermos prisioneiros do medo, da repetição. Se isso ocorrer, insista e nunca desista de procurar as pessoas boas. Pois quando as boas aparecem elas nos fazem reconhecer o quanto foi bom ter vivido as más. Amém.alo10